terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Bolo de Pêra e Cardamomo


No ano passado houve uma noite em que à última da hora antes de um jantar no meu dia de anos, num dia de muito trabalho (véspera de festa de anos), decidi que ia fazer um pequeno bolo (simples, de baunilha e especiarias) em vez de comprar um para levar para o restaurante. Massa do pequeno bolo feita, toca de metê-lo no forno e ala pro banho que se fazia tarde. Saio do banho, vou espreitar o forno para ver como estava a correr a coisa e eis que se me acende uma luz no cantinho dos esquecimentos dentro da mente, daquelas tipo neon, a catrapiscar e a dizer FERMENTO! Pois, tinha-me esquecido de pôr fermento no bolo.

Tarde de mais pra fazer outro, tarde demais pra comprar um, os meus amigos iam ter de se conformar a um bolo pouco crescido e paciência... estava eu a pensar no exacto momento em que as mãos se me tropeçam no processo de desenformar e o bolo se parte em duas meias luas (um quarto crescente e um minguante). Bolas, o que vale é que eu já estava a ficar atrasada demais para ter tempo para me preocupar muito e vai de colá-lo com creme de caramelo que me havia sobrado das pipocas, uns enfeites de chantilli aqui e ali para disfarçar e lá seguiu.

Seguiu e contas feitas, gostei tanto da textura (consistente, a meio caminho entre um bolo e a base das tartes de amêndoa) e dos sabores (especiarias e caramelo) que fiquei a tirar a medida para voltar a fazê-lo com uns retoques (a pêra e um cheirinho de fermento). E cá está ele, a meio caminho entre um bolo e uma tarte e cheio de sabores que aquecem o tempo frio.



Ingredientes:
1 chávena de farinha sem fermento
1/4 colher de chá de fermento
1/8 colher de chá de sal
170g de manteiga sem sal
1 chávena de açúcar
3 ovos grandes
1 colher de chá de aroma de baunilha
2 sementes de cardamomo pequenas
1/2 colher de chá de canela
2 pêras rocha
Manteiga e açúcar amarelo qb.



  1. Peneirar a farinha, fermento, canela e sal para uma tigela. Moer com um almofariz o cardamomo sem a casca, até pulveriar e juntar à farinha.
  2. Noutra bater a manteiga até ficar cremosa. Juntar o açúcar e bater até ficar fofo. Juntar os ovos, um a um e por fim a baunilha.
  3. Incorporar a farinha aos poucos até ficar homogéneo.
  4. Forrar o fundo de uma forma redonda com papel vegetal. Untar toda a forma com manteiga e cobrir o fundo com açúcar amarelo. Cobrir o fundo com fatias de pêra descascadas. Por cima verter a massa do bolo.
  5. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 30 minutos. Deixar arrefecer uns 10 minutos e desenformar para acabar de arrefecer.

A receita original era esta, mas acabou numa coisa completamente diferente. :-)
No fim, como pus pouco açúcar no fundo da forma, ainda pincelei as pêras, depois de desenformar o bolo, com algum creme de caramelo que ainda lá tinah em casa.

Bom apetite!

3 comentários:

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template