quarta-feira, 16 de maio de 2012

Arroz de Abóbora e Cogumelos


E quem é que precisa de Bimbis para fazer o jantar todo num só tacho? Os arrozeiros cá de casa não precisam certamente. :-P

Este ano resolvi semear uma aboboreira na marquise. O meu problema, com o facto de ser uma marquise, é o espaço: nem tenho espaço para ter uma planta que se alargue muito, cresça a trepar por todo o lado e que precise de muito espaço para onde esticar as suas raízes, como também não me convém uma planta com potencialidade para ter frutos de vários quilos. Optei por uma aboboreira de abóboras mini (Jack Be Little): mesmo assim vai trepar (e se correr como planeado ocupar uma parte de uma dos estendais que tenho mas ao menos é compatível com a vida num vaso e os frutos para além de comestíveis são pequenos e muito decorativos. E agora que chegou a Primavera em força e que tenho a aboboreira cheia de flor, lembrei-me que também ainda tenho muita abóbora no congelador.

Ingredientes:
Arroz qb para 4
400g de abóbora em cubos pequenos
250g de cogumelos frescos fatiados
100g de bacon em tiras
1 cebola pequena
2-3 dentes de alho
1 malagueta grande ou pimenta cayenne
Sal, azeite, pimenta e sálvia qb



  1. Num tacho aquecer um pequeno fio de azeite. Juntar o bacon e deixar dourar. Retirar o bacon e reservar.
  2. Refogar a cebola e o alho e depois juntar os cogumelos em lume médio forte. Temperar com sal, pimenta, sálvia e malagueta picadas (sem veios nem sementes). Deixar cozinhar até a água dos cogumelos evaporar.
  3. Juntar a abóbora em cubos pequenos.
  4. Quando a abóbora estiver a começar a amolecer juntar o arroz. Deixar fritar um ou dois minutos e depois juntar água (o dobro do volume do arroz). Quando levantar fervura, baixar o lume e tapar. Deixar cozer 12 minutos e deixar repousar tapado mais 5 minutos.
  5. Juntar o bacon frito e mexer bem o arroz com um garfo.

Bom apetite.







0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template