sábado, 28 de abril de 2012

Panquecas de Cebolo



Há receitas que um dia se nos atravessam à frente e nunca mais nos saem da memória. Andamos uns dias a pensar em fazê-las, a matutar com quem vamos partilhá-las, a escolher a melhor ocasião. Quando finalmente temos as desculpas perfeitas e as pomos em prática duas coisas podem acontecer: ou ficamos com essa comichão coçada e seguimos em frente ou essa primeira coçadela perpetua o prurido e logo após vermos o prato vazio começamos a pensar com quem mais gostaríamos de partilhar aquela comida.

Aconteceu-me com uma receita de cogumelos, há uns tempos e agora voltou a acontecer-me quando vi no Delicious Days uma receita de umas panquecas que me deram vontade de meter a mão pelo monitor adentro para me poder servir delas. Não eram umas panquecas doces de pequeno-almoço ou lanche domingueiro. Era uma panquecas salgadas, como que folhadas, de sabores asiáticos. Prometiam. E agora cumpriram.

Em pesquisas posteriores descobri que são uma receita clássica de um aperitivo asiático. A técnica que usam é aparentada da técnica da massa folhada, mas com menos trabalho. O "laboratório" do Serious Eats destrinça a técnica em pormenor e isso deu uma grande ajuda. Assim os ingredientes são do Delicious Days mas a técnica é mista com a do Serious Eats.

O cebolo (a cebola jovem antes de formar bolbo) pelo menos aqui pros meus lados é mais facilmente comprado nos mercados e nas casas de produtos agrícolas que nos supermercados. Mas o que usei na verdade foram cebolas japoneses que semeei na minha marquise. O lado bom é que cortando em vez de arrancar a planta, passado pouco tempo já voltou a crescer, como o cebolinho. Mais panquecas...!

Ingredientes:
200g de farinha
1 colher de chá de sal
125ml de água
3 cebolos picados
2 colheres de sopa de óleo de sésamo

  1. Peneirar a farinha e misturar com o sal. Ferver a água e aos poucos juntá-la à farinha, mexendo. Amassar até formar uma massa uniforme e macia tipo pasta. Formar uma bola, tapar com um pano húmido e deixar repousar pelo menos 30 minutos.
  2. Dividir a massa em 8 bolas. Numa superfície enfarinhada espalhar uma delas com o rolo da massa até formar um disco. Pincelar a superfície com óleo de sésamo. Enrolar o disco de massa em forma de canudo e depois enrolá-lo sobre si mesmo tipo caracol (como na segunda foto).
  3. Voltar a esticar a massa com o rolo, pincelar novamente com óleo de sésamo e desta vez espalhar o cebolo picado por cima. Voltar a enrolar e a esticar a massa. Reservar.
  4. Fazer o mesmo ao resto da massa. Podem-se ir empilhando as panquecas entremeadas com papel vegetal. Se necessário é uma boa fase para refrigerar ou mesmo congelar a massa para uma casião futura.
  5. Aquecer numa frigideira e em lume médio óleo suficiente para cobrir o fundo mas não para ultrapassar a altura das panquecas. Fritar uma de cada vez, mexendo-as regularmente e virando a meio, até dourarem dos dois lados.
Podem-se servir com molho para mergulhá-las, um que usei foi uma mistura de molho de soja com molho mirin, alho, sementes de sésamo e mais cebolo picado. 


1 comentário:

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template