domingo, 15 de janeiro de 2012

Bolachas de Laranja e Papoila


O meu prédio tem o melhor condomínio da minha rua. Nem me espantaria que fosse mesmo o melhor da cidade. Mesmo tendo o prédio uma ovelha tresmalhada, coisa que, aliás, qualquer prédio tem direito a ter (direito, se não for mesmo condição inerente à existência de um prédio), as coisas correm sempre sem percalços. Tanto é que, e não acredito que haja por aí muita gente que possa dizer o mesmo, eu gosto imenso de ir às reuniões de condomínio e venho de lá sempre bem disposta.

Já há uns tempos que saía das reuniões, que são geralmente dominicais e matutinas, com vontade de para a próxima levar umas bolachinhas, mas ainda não o tinha feito, não fosse a vizinhança pensar que eu seria maluquinha. Desta vez perdi a vergonha e fiz mesmo as bolachinhas para levar. E afinal não sou maluquinha ou não sou a única, que tendo eu avisado que ia levar bolachas, logo apareceu que trouxesse chá e café e assim hoje houve reunião com direito a coffee break. E perdendo-se a vergonha inicial, já ficou no ar um convívio de vizinhos para tempo mais primaveril. Isto às vezes o que é preciso é mesmo dar o primeiro passo.

E digam lá, não é uma maravilha ter boa vizinhança? Se os vossos merecem (porque são bons) ou precisam (porque deviam ser melhores) que tal partilharem com eles um docinho? Quem sabe se a bolachinha da vizinha não faz milagres?

A receita veio do blog Joy the Baker, mas por intermédio do delicioso blog Technicolor Kitchen.

Ingredientes:
280g de farinha de trigo
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de fermento em pó
140g de manteiga sem sal
200g de açúcar
1 ovo e 1 gema
1 colher de chá de aroma de baunilha
1,5 colheres de sementes de papoila
Raspas de 2 laranjas grandes

  1. Numa tigela juntar o açúcar com as raspas de laranjas. Com as pontas dos dedos esfregar até todo o açúcar ficar laranja. Noutra tigela bater com a batedeira a manteiga à temperatura ambiente até amolecer e depois juntar o açúcar. Bater 2 minutos até fazer creme, juntar o ovo e gema, bater mais um pouco e por fim juntar a baunilha.
  2. Noutra tigela peneirar a farinha com o sal e o fermento e juntá-los ao creme progressivamente e batendo apenas até incorporar.
  3. Dividir a massa ao meio e formar dois cilindros (é mais fácil envolvendo em papel vegetal ou celofane) com cerca de 4cm de diâmetro. Tapar as pontas e deixar 2 horas no frigorífico ou 30 minutos no congelador.
  4. Com uma faca afiada cortar os cilindros em fatias de cerca de 6mm e levar ao forno a 180ºC cerca de 10 minutos num tabuleiro untado ou forrado (deixar algum espaço entre bolachas). Virar a meio o tabuleiro para tostarem por igual.
 
Bom apetite e boa vizinhança.

5 comentários:

  1. BELAS BOLACHAS , APOSTO QUE OS VIZINHOS ADORARAM.
    BOM DOMINGO
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Que bolachinhas apetitosas, a vizinhança deve ter adorado, e assim a reunião ainda correu melhor
    Um beijinho e bom domingo

    ResponderEliminar
  3. Que delícia...adoro tudo que vai laranja, vou fazer!
    Bjs, boa semana e energias positivas!
    CamomilaRosa

    ResponderEliminar
  4. Obrigado, meninas! :-)
    Jinhos,
    Ana

    ResponderEliminar
  5. Que beleza de biscoitinhos ... gostei do toque das sementes de papoula, ficou um charme


    abraço
    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template