quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Salada de Couve Roxa com Roquefort e Bacon


Há que admitir: na maior parte das vezes, uma salada é aquele conjunto de vegetais crus que se mistura 3 segundos antes de se pôr a comida na mesa, geralmente umas folhitas de alface, um bocadito de tomate, sal, azeite e vinagre e já 'tá, 'bora p'ra mesa que o jantar arrefece!

Não admira por isso que quando resolvi fazer uma salada mais elaborada, ainda por cima para um banalíssimo jantar rápido a meio da semana, houvesse quem comentasse que enfim, demorou mais a salada que o resto do jantar... Por acaso não foi bem verdade que ela só levou o tempo que o resto levou no forno mas a montagem final foi a última coisa a fazer, já depois do resto estar pronto. A "vingança" acabou por ser que afinal a salada foi o elemento mais repetido da refeição, efeito secundário de ter sido o mais apreciado.

A receita não é minha, é de um livro apetitoso chamado Vegetables from an Italian Garden: Season-by-Season Recipe do qual tenho várias receitas em lista de espera. A couve roxa em geral é muito boa a acompanhar carne de porco e neste caso, como é uma salada complexa, acompanhei-a com carne de porco grelhada, marinada mas sem molhos, para manter a complexidade sob controlo.

Ingredientes:
1 couve roxa pequena (em juliana fina)
120ml de vinagre de vinho tinto
4 colheres de sopa de azeite
250g de bacon em tiras
6 fatias de pão branco (cortado em cubos, sem côdea)
100g de roquefort (em pedaços)


175ml de azeite
3 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
1 colher de sopa de mostarda de Dijon
Sal e pimenta

Alface para servir

  1. Levar o vinagre de vinho tinto ao lume até ferver. Colocar a couve roxa numa tigela e verter o vinagre sobre ela. Misturar. (Eu como gosto da minha couve roxa um pouco mais macia, a seguir a este passo levei-a ao microondas um minuto, depois reservei no frigorífico).
  2. Aquecer um colher de azeite numa frigideira e fritar o bacon em lume médio cerca de 8-10minutos até ficar bem estaladiço. Reservar o bacon.
  3. Juntar o restante azeite à frigideira e fritar os cubos de pão até ficarem dourados, virando-os ocasionalmente. Pode ser necessário fazê-lo em mais de uma leva. Escorrer em papel de cozinha.
  4. Preparar o vinagrete juntando o azeite, vinagre branco, mostarda, sal e pimenta.
  5. Por fim, juntar a couve roxa, bacon, pão e queijo roquefort. Temperar com o vinagrete e servir sobre folhas de alface.
Para a ocasião fiz apenas metade da salada. A salada inteira dará para 4-6 pessoas, dependendo do que se serve a acompanhar.

Bom apetite.


1 comentário:

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template