quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Bolo de Iogurte de Limão e Sementes de Papoila


Andam aí pelas pastelarias do país uns muffins de limão, embrulhados em papel preto, que são uma perdição. Foram eles o incentivo para este bolo de limão e sementes de papoila. A inspiração, essa, veio do blog Smitten Kitchen e das suas variações sobre uma receita da Ina Garten, a Barefoot Contessa da Culinária. A desculpa, por sua vez, veio da presença esperada de visitas cá em casa e foi só mesmo uma desculpa que o bolo acabou por ser todo comido pela malta da casa, mas enfim, os bolos sabem-me melhor se tiverem uma desculpa.

Ah e este é um bolo que precisa dum aviso: é preciso gostar de limão!

Ingredientes (medidos em pacotes de iogurte):
3 pacotes de farinha
2 pacotes de iogurte natural (não açucarado)
2 pacotes de açúcar
1 pacote de óleo vegetal
3 ovos
raspa de 2 limões
3 colheres de chá de fermento
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de extracto de baunilha
2 colheres de sopa de sementes de papoila

75ml sumo de limão + 75g de açúcar

  1. Aquecer o forno a 180ºC e preparar* uma forma tipo bolo inglês.
  2. Peneirar a farinha e juntar-lhe o sal e o fermento.
  3. Noutra tigela bater os ovos com o açúcar, baunilha, iogurte e raspa de limão. Juntar depois a farinha e envolver. Por fim incorporar o óleo.
  4. Levar ao forno durante 50 minutos ou até um palito sair seco no centro. Deixar arrefecer 10 minutos e retirar da forma.
  5. Entretanto levar ao lume o sumo de limão com o açúcar até dissolver. Verter sobre o bolo ainda morno deixando-o ensopar (é mais fácil se se fizer vários furinhos na superfície com um palito e se se usar um pincel). deixar arrefecer completamente.

Se quiserem ainda se pode, depois de arrefecido cobrir com uma cobertura de limão, bastando para isso juntar 1 pacote de açúcar em pó com 2 colheres de sopa de sumo de limão e verter sobre o bolo.

*A minha forma é de silicone e por isso não precisa de nenhuma preparação. As formas de outros tipo convém que sejam forradas no fundo com papel vegetal, untadas com manteiga e polvilhadas com farinha.


Bom apetite.




1 comentário:

  1. eu fiz com o limão inteiro e ficou uma perdição... este teu está de mais de bom!! bjks

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template