domingo, 6 de fevereiro de 2011

Creme de Laranja


Com a abundância de laranjas e citrinos em geral do Inverno e a precisar de fazer um bolo para uma reunião familiar, voltei a fazer o bolinho de laranja e azeite maravilhoso do David Leite. Mas como só um bolo não me dava vazão ao laranjal que por aqui vai, este ano resolvi experimentar fazer um creme de laranja (um curd) que não só permite conservar a laranja por algum tempo como ficou óptimo a servir de recheio do bolo como ainda é perfeito para barrar torrada (aliás, eu cá acho que estes cremes nasceram para isso: barrar pão torrado).


O creme pode ser guardado no frigorífico durante duas semanas, sem grandes cuidados. Se usarem os cuidados aplicados a outras conservas (frascos esterilizados cheios a quente e bem fechados em seguida) podem durar até 3 meses no frigorífico ou 6 semanas num local fresco e sem luz do sol podendo depois de abertos os frascos serem guardados 1 semana no frigorífico.

Ingredientes:
3 ovos inteiros
2 gemas
1 chávena de sumo de laranja (também se pode utilizar a casca da laranja)
150 gramas de açúcar
55 gramas de manteiga sem sal
1/2 colher de chá de sal
1 colher de chá de essência de baunilha

  1. Num tacho bater os ovos com o açúcar. Juntar o sal e o sumo de laranja (e a casca) e misturar tudo.
  2. Levar ao lume baixo, mexendo constantemente. Deixar a mistura cozer sem que ferva. Quando o ovo cozer a mistura muda de translúcida para opaca e torna-se mais espessa. Deixar engrossar a gosto.
  3. Tirar do lume e juntar a manteiga e a essência de baunilha. Misturar tudo bem e se necessário passar por um coador (se se utilizar a casca, por exemplo).
Bom apetite!

2 comentários:

  1. Eu adoro este género de cremes cítricos. E este parece bem saboroso! :)

    ResponderEliminar
  2. Eu este ano também descobri que gosto bastante. Especialmente com torradas. :-)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template