sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Biscoitos de Canela


Este ano passei-o todo já com a receita que ia usar para prenda de Natal escolhida para depois uns dias antes de começar essa empreitada mudar de opinião e escolher uma outra completamente diferente. As grandes preocupações na escolha são sempre: a) o sabor e o prazer que vão proporcionar a quem as receberá, b) a facilidade de fabrico e c) a capacidade para se conservarem e suportarem inclusivé envios pelo correio.  No ponto c) os biscoitos são exímios, desconfio que dentro de uma lata poderiam até ter sido enviados por navio Sagres. Quanto ao b) não tenho razões de queixa: não há passos complicados, não já que estender a massa, não há horas de trabalho activo. E quanto ao a) digo-vos que também estamos garantidos.

Os biscoitos, como o nome diz, são bolachas que são cozidas duas vezes. Nestes, para a primeira cozedura basta dar-lhes uma forma de rectângulo comprido e estreito. Para a segunda cozedura é só cortar o rectângulo em fatias. Ficam riginhos, o que lhes ajuda a conservarem-se, docinhos, a saber a canela e ficam mesmo a matar com um cházinho ou um leitinho quente. A receita veio do blog da Joy, que tem várias fotografias passo-a-passo da receita. Os meus não os deixei ficar tão dourados e não os polvilhei com tanto açúcar. De resto, estão fiéis.

Se ainda não despacharam as prendas todas, esta é uma boa maneira de adoçarem o Natal a alguém que mereça. Um bom Natal a todos!

Receita:
  1. Numa tigela juntar 2 chávenas de farinha, 1,5 colheres de chá de canela, 1 colher de chá de fermento em pó e ¼ colher de chá de sal.
  2. Noutra bater com batedeira 90g de manteiga sem sal com 1 chávena de açúcar, durante quatro minutos. Juntar 1 ovo inteiro e 1 gema e 1 colher de chá de baunilha. Bater bem. Juntar os ingredientes secos da outra tigela e misturar bem até ficar uma massa firme.
  3. Dividir a massa em dois para formar dois rolos compridos. Forrar um tabuleiro com papel vegetal, colocar os rolos de massa e dar-lhes uma forma rectangular. Untá-los com ovo batido e polvilhar com açúcar e canela.
  4. Levar ao forno a 160ºC durante cerca de 40 minutos até ficar firme e dourado. Retirar do forno, deixar arrefecer um pouco, cortar cada rolo em fatias que se dispõem deitadas novamente no tabuleiro, voltar a polvilhar com açúcar e canela e levar ao forno mais 15 minutos.

No próximo post vou colocar as instruções para fazerem um embrulho jeitoso e simples.

Bom apetite!

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template