sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Arroz Asiático de Atum e Delícias


.... ou como salvar um arroz realmente desenxabido...


Assim como há aqueles filmes que são tão maus, tão maus, tãão maus que até se tornam bons, também há aqueles dias em que uma pessoa se embrenha cozinha adentro, faz umas experiências audazes e estas acabam num falhanço de tal modo redondo que a refeição se torna épica e memorável. Depois há aqueles dias (geralmente manhãs, antes de sair para o trabalho...) em que a falta de tempo é tanta, o sono é tanto e a falta de vontade idem, que resultam literalmente em "qualquer coisa que se coma, não importa o quê que eu quero é despachar-me e já estou atrasada, ai". Pois esta manhã foi assim e um arroz que eu imaginei suculento, de atum e tomate e temperado com manjericão, acabou num arroz desenxabido de atum, sem tomate nem mangericão nem qualquer sombra de graça.

Mas mesmo assim não me dei por vencida e à noite voltei-lhe à carga e, já mais acordada, transformei-o em pouco mais de 15 minutos num arroz mesmo, mesmo bom.Sem tomate nem manjericão à mesma, mas com sabores do oriente.

Ingredientes:
Arroz basmati cozido para 2 pessoas (o que usei tinha refogado de alho e cebola)
1 lata de atum (o que eu usei estava já incorporado no arroz)
5 delícias do mar (cortadas em pedaços)
1/2 alho francês cortado em palitos(parte verde)
1 colher de sopa de mirim
1 colher de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de óleo de sésamo
Pimento vermelho em cubinhos (conforme o gosto)
Raspa de gengibre



  1. Numa frigideira ou wok aquecer o óleo de sésamo. Juntar a raspa de gengibre e o pimento vermelho deixar os sabores infundirem 2 minutos. 
  2. Juntar o alho francês e deixar cozinhar uns 4-5minutos, até começar a amolecer. Juntar o atum e as delícias e deixar cozinhar mais 3 minutos.
  3. Juntar o molho mirim e o molho de soja, misturar e depois juntar o arroz. Misturar bem e deixar cozinhar até o arroz secar e ficar bem aquecido.

Pronto. É rapido e cheio de sabor.  Eu que não aprecio pimento usei muito pouco, cerca de uma colher de sobremesa mal cheia de cubinhos. O molho mirim veio do continente, o óleo de sésamo já não sei ao certo mas acho que veio d'O Celeiro.

Bom apetite!

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template