quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Bolo de Chocolate com Buttermilk



O calor deste Verão patrocinado em acção conjunta pelo excesso de generosidade da Mãe Natureza (talvez instigada por algum sentimento de vingança) e pela avaria infindável de um ar condicionado tem-me embotado a energia e as melhores intenções e levado ao atraso na actualização aqui da Casa. É esta a minha desculpa. É verdadeira mas não deixa de ser uma desculpa e como tal hoje vou pô-la de lado e meter mãos ao trabalho.

Há umas semanas atrás passei por um supermercado onde nunca tinha entrado e dei de caras com uma embalagem de buttermilk. O buttermilk é mais uma "esquisitice" que abunda nas receitas anglo-saxónicas, desta feita, uma variação láctea: uma espécie de leite ligeiramente fermentado. Pode ser substituído por uma mistura caseira de leite com um pouco de sumo de limão mas até agora nunca tinha sentido necessidade de o utilizar. No entanto, mesmo que não houvesse a necessidade, houve a curiosidade (e enfim, talvez um pouco de consumismo...) e não resisti a comprar para experimentar.

Uma vez com a embalagem no frigorífico houve que escolher receitas onde usá-lo e uma delas foi escolhida a pensar num lanche em viagem, quase um pic-nic. Um bolo de chocolate intenso mas sem ser "peganhento": antes fofo e húmido. Por ser para uma viagem e para evitar que acabássemos o lanche todos lambuzados, recheei-o apenas no meio, sem o cobrir com molho de chocolate e como utilizei uma forma de tipo "bolo inglês" sobrou-me massa que guardei no frigorífico 3 dias e depois usei para fazer pequenos queques em ramekins.

A receita veio originalmente daqui e o resultado final foi muito satisfatório. Faria e certamente farei este bolo mais vezes.


Ingredientes:

3 chávenas de farinha
2,5 chávenas de açúcar
1colher de sopa e 1 de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal
1 chávena de cacau em pó
1+1/3 de chávena de óleo
1,5 chávena de buttermilk
3 ovos grandes
1,5 chávena de café forte quente
1 colher de chá de essência de baunilha

100g de chocolate preto
100ml de natas

  1. Aquecer o forno a 180ºC. Se for caso disso untar uma forma com manteiga (eu usei uma forma de silicone e não foi preciso untá-la).
  2. Misturar a farinha, o açúcar, o bicarbonato, o sal e o cacau. Misturar com a batedeira eléctrica no mínimo e ir juntando lentamente o óleo, o buttermilk, os ovos um por um e por fim juntar o café quente num fio que escorra pelas paredes da tigela. Juntar a baunilha e bater até ficar suave.
  3. Levar ao forno durante 30-35 minutos, até um palito sair seco mas com migalhas húmidas quando espetado na massa. Deixar arrefecer 20 minutos.
  4. Entretanto em banho-maria derreter o chocolate juntamente com as natas, misturando bem quando o chocolate estiver derretido. Cortar o bolo ao meio, espalhar o recheio e voltar a unir as duas metades.

Outra possibilidade é cozer o bolo em duas formas redondas e depois colocar os dois bolos resultantes um no topo do outro unidos e cobertos pelo recheio (depois de retirar a "côdea" das faces que ficam viradas para o meio). Feito nos ramekins o bolo não levou tanto tempo a estar pronto, cerca de 25 minutos (mas o meu forno não anda de boa saúde e por isso a temperatura seria maior que 180ºC). O melhor é manterem o bolo debaixo de olho.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template