terça-feira, 27 de abril de 2010

Pão de Mirtilos

Ou mirtilhos? Por mais que saiba que a forma correcta é sem "h" não me consigo habituar à ideia de lhes chamar mirtilos, parece-me sempre que falta ali qualquer coisa como se sem o LH perdessem um pouco da sua cor.

Ainda não há muito tempo dizia eu que me tinha apaixonado por um chá, o Mirtilo Intenso e como tal senti-me inspirada para incluí-lo em algumas receitas, das quais esta é a terceira. A segunda receita em que me ocorreu usá-lo correu desastrosamente mal, não por causa do chá obviamente, mas por mau planeamento meu. Não desisti dela, preciso apenas de reformulá-la. Mas o pequeno desaire precisa de esfriar para eu ganhar novo entusiasmo e enquanto isso se processa ocorreu-me uma outra ideia. Um pão doce com bagas, para comer ainda morno com uma caneca de chá ou leite ou no dia seguinte barrado com manteiga.

Ingredientes:
500g de farinha com fermento
400ml de leite
2 colheres de chá de chá Mirtilo Intenso (o pleonasmo foi inevitável)
3 colheres de sopa de açúcar amarelo
2 colheres de sopa de óleo vegetal ou manteiga derretida
2 colheres de chá de sal
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
80g de mirtilos

  1. Ferver o leite, colocar o chá em infusão no leite fervido e aguardar 8 minutos. Retirar o chá e deixar arrefecer.
  2. Numa taça juntar a farinha, açúcar, o bicarbonato e o sal. Misturar tudo. Juntar o leite e o óleo vegetal e misturar bem até se obter uma massa homogénea e suave. Juntar os mirtilos e incorporá-los com cuidado.
  3. Verter a massa para uma forma rectangular, distribuindo-a por toda a forma e alisando-a no topo.
  4. Levar ao forno aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos, tapando o topo com papel de alumínio se estiver a dourar depressa demais.
O meu forno tem estado avariado e desliga-se se eu baixar a temperatura abaixo dos 200ºC, por isso o meu pão levou menos tempo (cerca de 30 minutos) mas ficou um pouco mais maçudo no interior. Não que isso nos tenha impedido de comer metade dele pouco depois de sair do forno...

2 comentários:

  1. é mirtilios...que vem do latim mirtilyus maximus (que são os grandes). também existe a variante mirtylus minimus (os pequenos nas florestas de gnomos).

    ResponderEliminar
  2. mirtilo
    (francês myrtille)
    s. m.
    Bot. Planta ericácea de pequenas bagas azuis. = arando, vacínio

    in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa


    Mirtilo é «subarbusto de até 60 cm (Vaccinium myrtillus) da fam. das ericáceas, (...); arando, uva-do-monte, vacínio (...)» ou «o fruto do mirtilo»
    in Dicionário Eletrónico Houaiss


    mirtilo
    nome masculino
    1. BOTÂNICA planta subarbustiva da família das Ericáceas,(...); arando, uva-do-monte

    2. BOTÂNICA fruto produzido por esta planta, muito apreciado na preparação de compotas e licores

    (Do lat. myrtillus, «id.»)
    in Dicionário Porto Editora


    Se lhe vamos inventar nomes, eu continuo a preferir votar em mirtilhos.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template