sexta-feira, 19 de março de 2010

Bolo de Laranja e Azeite


Esta semana o meu forno decidiu vingar-se da sujidade e consequente limpeza a fundo pelas quais o fiz passar na semana anterior. Vai daí, pensou ele, que nada melhor para uma vingança que tentar estragar uma boa receita de bolo de laranja e se bem o pensou melhor o tentou: toca de se desligar cada vez que eu lhe virava  as costas. O que vale é que esta receita é realmente uma óptima receita e mesmo que tenha acabado por ser feita a uma temperatura mais alta do que a recomendada para evitar estar sempre a abrir o forno para voltar a acendê-lo e assim o bolo tenha ficado um pouco mais tostado e mais denso do que devia, toda a gente gostou dele.

A receita vem do luso-descendente David Leite, que fez um livro americano sobre a cozinha portuguesa "The New Portuguese Table". Podem ver o original da receita no seu site. Por preguiça, apesar de preferir tudo bem pesadinho e em gramas, desta vez arranjei uma chávena modelo e fiz as medidas de facto em chávenas (usei uma chávena com capacidade para mais ou menos 125g de farinha). Estas quantidades deram-me para um bolo de forma redonda e outro em forma de bolo inglês.

Ingredientes:
4 ou 5 laranjas (o suficiente para 1,5 chávena de sumo)
3,5 chávenas de farinha com fermento
1 colher de chá de sal
5 ovos L
3 chávenas de açúcar
1,5 chávenas de azeite (idealmente suave extra-virgin)
Manteiga e farinha paa a forma

  1. Aquecer o forno a 175ºC. Untar uma forma redonda com buraco e/ou uma forma de bolo inglês com manteiga e polvilhar com farinha.
  2. Numa  tigela, com a batedeira eléctrica, bater os ovos durante um minuto. Juntar o açúcar lentamente e ir batendo até obter uma mistura cremosa e amarela pálida (cerca de 3 minutos).
  3. Noutra tigela misturar a farinha e o sal. Com a batedeira ligada juntar 1/3 da farinha aos ovos com açúcar, depois metade do azeite, 1/3 da farinha novamente, o resto do azeite e por fim o resto da farinha (isto é, juntá-los alternadamente começando e acabando com a farinha).
  4. Adicionar raspa de 3 laranjas e a chávena e meia de sumo e misturar bem.
  5. Verter para a forma. Colocar o bolo a meio do forno e deixar cozinhar por 1h:15m (como tive de deixar com mais temperatura, levou menos tempo), tapando com alumínio se estiver a dourar depressa demais. Deixar arrefecer 15 minutos antes de o tirar da forma para arrefecer completamente e idealmente deixar arrefecer dum dia pro outro antes de servir.
E pronto, não é complicado e é bastante bom. No site do autor até podem ver um vídeo com a realização do bolo. Mais detalhado que isso é impossível. :-)

Bom apetite!

1 comentário:

  1. Tem mesmo bom aspecto e foi uma aventura para fazer :D bjinhos

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template