sábado, 13 de fevereiro de 2010

Pataniscas Mistas

As pataniscas de bacalhau têm adeptos cá em casa e de tempos em tempos eu tomo coragem (coragem por causa da fritura, que é uma coisa que não me encanta) e faço uma travessa delas, que desaparecem muitas vezes em menos tempo do que as levo a fazer.

 
A base deste petisco é um polme de farinha, que o torna muito versátil, podendo todo o seu conceito (tradicionalmente associado ao bacalhau) ser exportado para outros condutos e para o aproveitamento de sobras. Eu já há uns tempos que andava a pensar fazê-las com atum e na semana passada, um post no delicioso blogue de Mafalda Pinto Leite trouxe-me a vontade de experimentá-las também com legumes.

 
Assim, na foto acima temos, no sentido do ponteiro dos relógios e começando na mais à esquerda: patanisca de funcho, patanisca de courgete, patanisca de cenoura, patanisca de atum e patanisca mista (que é a patanisca com um bocadinho de cada uma das anteriores e que foi a minha preferida).


Ingredientes:
2 ovos
150g de farinha
1,5dl de água (de preferência caldo de cozer os legumes; nas de bacalhau uso a água da cozedura deste)
1 cebola picada
Sal, pimenta, salsa, coentros (a salsa parece-me mais tradicional mas eu gosto mais com coentros)

1 lata de atum
1/2 courgete cortada em pedaços (passar 2 minutos pelo micro-ondas para amolecer)
1 cenoura cortada em pedaços e cozida
1/2 bolbo de funcho picado (passar 2 minutos pelo micro-ondas)
  1. Juntar a cebola picada a 1,5dl de água da cozedura da cenoura e deixar arrefecer.
  2. Numa tijela misturar a farinha e os ovos. Temperar com sal e pimenta. Adicionar o caldo já frio, mexendo sempre com uma vara de arames, até obter um polme liso. Juntar os coentros e salsa e rectificar o sal se necessário.
  3. Colocar os condutos em tijelas diferentes e juntar a cada uma a quantidade de polme necessário para os envolver.
  4. Aquecer óleo bem quente numa fritadeira e fritar colheradas das misturas, virando a  meio para dourar dos dois lados. Escorrer bem e servir.
Bom apetite!

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template