terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Almôndegas de Atum e Salada de Fusilli com Vegetais Grelhados




Primeiro que tudo, bom Ano Novo!

Para estrear o ano uma receita novinha em folha, capa da mais recente revista Vaqueiro. Claro que se virem a capa o aspecto é um pouco diferente: as almôndegas deles têm um aspecto perfeitinho, verdadeiramente redondas como se tivessem sido desenhadas pelo Michelangelo, as minhas são parentes pobres a quem lhes coube um aprendiz do aprendiz do mestre. Mas na boca, onde os desenhos perfeitos se desvanecem tão depressa quanto os rudimentares, as minhas foram aprovadas com distinção cá em casa. Para minha surpresa até, visto que quando provei a mistura antes de lhes dar forma fiquei algo desapontada com a aparente insipidez do sabor. Mas depois de fritas, que boa surpresa!

Para acompanhar, algo simples e leve para compensar a fritura das almôndegas.

Ingredientes (2-3 pessoas):
2 latas de atum
3 batatas
1/2 cebola picada
1 colher de sopa de ketchup
1 colher de sopa de sumo de limão
1 ovo
Sementes de sésamo
Óleo, sal, pimenta, noz moscada, salsa

Fusilli
Vegetais cortados em fatias ou pedaços (eu usei courgete, cebola roxa, cenoura ralada e bróculos)
1 colher de sopa de maionese
1 colher de sopa de iogurte natural
Sal, azeite, pimenta, ervas provençais
Sumo de uma rodela de limão

  1. Cozer as batatas com um pouco de sal e esmagá-las com um garfo. Juntar o atum e misturar continuando a esmagar a batata.
  2. Adicionar o ketchup, sal, pimenta, noz moscada, salsa e o sumo de limão. Por fim juntar o ovo ligeiramente batido e misturar tudo bem com um garfo.
  3. Entretanto untar um grelhador com um pouco de azeite e pô-lo ao lume. Quando estiver bem quente adicionar os vegetais e temperar com um pouco de sal e pimenta. Deixar grelhar, mexendo de vez em quando para dourar de todos os lados. Reservar tapado.
  4. De volta à almôndegas, formar pequenas bolas com a mistura do atum, usando um pouco de farinha se necessário. Rolá-las sobre sementes de sésamo, tentanto cobri-las o melhor possível.
  5. Colocar ao lume um tacho com água e quando ferver colocar um pouco de sal e as massas. Deixar cozinhar al dente. Entretanto pôr também uma fritadeira com óleo a aquecer e fritar as almôdegas até ficarem douradas. Escorrer com papel de cozinha.
  6. Juntar a massa cozida com os legumes grelhados. Numa tigela, misturar a maionese, iogurte, sumo de limão e as ervas aromáticas. Envolver na massa e servir.

Bom apetite! E bom 2010!



2 comentários:

  1. Olá.

    Encontrei o teu blog no site da super bock. O meu tb está lá =P

    Tb vou fazer esta receita achei muito gira na revista da vaqueiro, eu fiz no outro dia a quiche de atum e legumes que eles tb lá têm, ficou mto boa. Podes ir dar uma olhadela ao meu blog a ver como ficou.

    ResponderEliminar
  2. Olá.

    Experimenta fazer sim, que fica muito boa. A Saberes & Sabores é uma óptima revista.

    Vou espreitar a tua quiche.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template