sábado, 5 de dezembro de 2009

Pita Shoarma Herege



Esta versão de Pita Shoarma é herege por dois motivos: o primeiro e mais óbvio é por ser feita com carne de porco, animal de má fama no médio oriente, lá para os lados donde nasceu a Pita. O segundo, menos religioso mas talvez até de maior influência sobre o sabor final, é não ser feito como manda a tradição, com a carne empilhada num grelhador rotativo e vertical.

É uma refeição muito rápida de preparar em casa (excluindo o tempo da marinada) e muito fácil também, podendo a montagem final da refeição ser feita já na mesa por cada um dos comensais. O seu sabor irá depender inteiramente da marinada da carne e do molho que a acompanhe, variando as receitas dos mesmos de país para país de origem, de versão para versão e sobretudo de gostos pessoais para gostos pessoais. Esta é a minha versão, de sabor intenso e um pouco picante.

Ingredientes
4 pitas
4 bifanas
Juliana de alface e cenoura

Marinada:
1 colher de sobremesa de alho em pó
1 colher de sobremesa de coentros picados secos (ou uma mancheia de frescos)
1 colher de chá de cominhos
1 colher de chá de açafrão
1 colher de chá de colorau
1 colher de chá de gengibre
1 colher de chá de mistura de cinco bagas (ou outra mistura de pimentas)
1 pitada de cravinho
1 pitada de canela
1 colher de sopa de sumo de limão
1 colher de sopa de azeite
1 cebola pequena picada

Molho de alho:
4 colheres de sopa de Maionese
1-2 dentes alho completamente esmagado (ou alho em pó qb)
1 raminho pequeno de salsa
Sumo de limão (gotas)
Água


  1. Numa tigela misturar todos os ingredientes da marinada e misturar bem, formando uma pasta.
  2. Cortar as bifanas em tiras fininhas, envolver com a pasta da marinada e guardar num recipiente no frigorífico de um dia para o outro. 
  3. Cozinhar a carne num grelhador de fogão ou num tabuleiro no forno, untado com um pouco de azeite a lume médio e virando de vez em quando para cozinhar bem de todos os lados.
  4. Entretanto preparar o molho de alho, juntando a maionese, o alho, a salsa picada e 3-4 gotas de limão. Misturar e ir juntando água até ter uma consistência mais fluída, a vosso gosto.
  5. Numa torradeira aquecer o pão pita 1 a 2 minutos, depois de se ter tirado o topo. Abrir o pão, colocar uma camada de juliana de alface e cenoura no fundo, depois uma camada de carne e um pouco de molho de alho. Repetir até encher a pita.
  6. Servir com batatas fritas e o resto do molho de alho (para servir de molho para as batatas).

Ficou bom, a única coisa que vou alterar para próxima é no molho de alho, no qual usei demasiado alho em pó... se bem que com os vampiros na moda, isso pode ter os seus benefícios.

E a foto podia estar melhor mas a pressa nessa noite era alguma.

Bom apetite!

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template