domingo, 6 de dezembro de 2009

Pão de Chá


Uma receita de pão a pensar em tardes de domingo com chuva passadas em casa, com pouco trabalho, para que não seja perturbada a preguiça do fim-de-semana. A sua particularidade é a substituição da água simples por chá, podendo-se adaptar a receita a qualquer gosto particular, bastando para isso usem o vosso chá preferido.

O resultado é um pão muito fofo e com um sabor subtilmente diferente do simples pão branco, podendo na mesma ser utilizado para acompanhar comida salgada mas que é perfeito para barrar com manteiga ou doce e servir com o chá quentinho.

Ah e não se preocupem se não têm Máquina de Fazer Pão, eu também não. Com esta receita, breves minutos com a batedeira e o trabalho "pesado" fica feito. Pelo tamanho da explicação a seguir pode parecer que dá muito trabalho mas o tamanho deve-se apenas às dicas que fui acrescentando, no fundo são só 4 passos simples: misturar, levedar, levedar mais um pouco e forno.


Ingredientes:
500gr de farinha sem fermento
300ml de água
20g de fermento de padeiro
2 saquinhos de chá (Chá Verde com Mel, Limão e Ginseng e Chá Preto com Maçã e Canela foram os que já utlizei)
2 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de mel
1 colher de chá de sal


  1. Colocar os saquinhos de chá em 300ml de água, respeitando o tempo de infusão indicado pela embalagem (se quiserem que fique mais forte usem mais saquetas, em vez de aumentar o tempo de infusão). Deixar arrefecer até ficar tépido (à temperatura do corpo 30-37ºC é o ideal) e juntar o fermento de padeiro e mexer até dissolver.
  2. Numa tigela grande colocar a farinha e o sal. Fazer um buraco no meio e juntar o mel, azeite e o chá com o fermento. Misturar grosseiramente com uma espátula e em seguida bater com a batedeira (ganchos em espiral) durante alguns minutos até a massa ficar homogénea e formar uma bola que se despegue das paredes da tigela.
  3. Tapar e deixar a massa levedar durante 1hora ou até aumentar para o dobro do volume (hoje passada meia hora já estava o dobro, aos 40 minutos a massa continuava a crescer e foi quando voltei a trabalhar nela). Se a  tigela é grande podem deixar levedar aí directamente, senão untem muito levemente outro recipiente com azeite e mudem a massa para aí (eu usei um jarro porque sendo transparente e de paredes a direito, permitiu-me controlar melhor o crescimento.
  4. Retirar a massa do recipiente, colocá-la sobre uma superfície enfarinhada, amassá-la 1 ou 2 minutos e dar-lhe a forma que pretenderem (bola, cacete, oval, pãezinhos pequenos, etc). Colocar ou sobre papel vegetal ou numa forma (forrada a papel vegetal se necessário). Deixar repousar mais uma hora ou até crescer para o dobro.
  5. Polvilhar o topo do pão com farinha e com uma faca serrilhada dar alguns traços com 2-3cm de profundidade. Colocar no forno pré-aquecido a 200ºC e por baixo colocar um tabuleiro ou recipiente com água (o vapor da água vai ajudar a manter a crosta do pão flexível para que este cresça  o melhor possível nos primeiros minutos). Deixa cozer durante 30-40 minutos ou até que esteja castanho dourado (se baterem na base do pão e soar oco é porque o interior está cozido).
  6. Deixar arrefecer numa rede e está pronto.


Após meia-hora a levedar.

O fermento de padeiro vende-se em qualquer padaria (incluindo as padarias dos supermercados) e pode ser congelado (dividido em saquinhos de 20-22g) para que se conserve mais tempo. Para usar basta tirar do congelador para o frigorífico na noite anterior, se bem que já ouvi alguém dizer que usa directamente do congelador se problemas. Também se pode usar fermento seco (desde que seja fermento biológico, isto é levedura, e não fermento químico, que só serve para bolos) ou os pacotinhos de fermento fresco que se encontram geralmente na zona das massas frescas.


Ou é o fermento a ser dividido e embrulhado ou arranjei um trabalho mais rentável...!

Bom Apetite!

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template