sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Pão com chouriço



Não há certamente nada mais tipicamente português que um pão com chouriço acabadinho de sair do forno seguido duma tigela de caldo verde (bem, típico, típico seria chamar-lhe antes uma malga de caldo verde).

Acontece que fazer pão com chouriço até não é nada de complicado e descontando os tempos de levedura não demora sequer muito tempo. Mesmo o ideal para um fim de dia de domingo. No fundo, podem utilizar a receita de pão mais do vosso agrado e em vez de um pão grande, fazer vários mais pequenos recheados com as rodelas do chouriço.

A receita que eu segui é a mais simples de todas e o resultado foi muito agradável. O pão só não me pareceu tão rústico quanto o meu apetite me pedia e assim fiquei motivada para outras tentativas no futuro com outros tipos de massa. Para já tenho planos para tentar pão com mistura de trigo e centeio e para uma receita que encontrei de um pão ázimo com chouriço.


Ingredientes (5 pães):
500gr de farinha sem fermento
300ml de água tépida
20g de fermento de padeiro
1,5 colheres de chá de sal
1 chouriço corrente ou 3 linguiças, cortados em rodelas

  1. Dissolver o fermento na água tépida (cerca de 37ºC).
  2. Numa taça juntar a farinha e o sal e em seguida a água com o fermento. Misturar inicialmente om uma colher de pau e depois amassar com a batedeira alguns minutos até a amassa ficar homogénea, elástica e se despegar dos bordos.
  3. Tapar e deixar levedar até crescer para o dobro (entre 30min a 1h à temperatura ambiente ou no frigorífico durante a noite).
  4. Numa superfície enfarinhada, amassar ligeiramente a massa para retirar o ar. Tirar uma bola de massa de tamanho de uma mão, esticá-la num formato rectangular, cobrir com rodelas de chouriço e enrolá-la dando uma forma algo cilíndrica. Fazer o mesmo com a restante massa.
  5. Colocá-los num tabuleiro com papel vegetal e deixar levedar tapado mais 30 minutos.
  6. Levar ao forno aquecido a 200ºC durante 30 minutos ou até estar dourado a gosto.
Bom apetite.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template