quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Guisado de Vaca com Cerveja




Há pratos que nos chegam por uma confluência de situações que os tornam ideais para um determinado momento. E para este juntaram-se três situações simultâneas.

A primeira das quais é que cá em casa ninguém é grande fã de cerveja, principalmente da "normal" (há quem abra excepções para a Bohemia). Assim, desde Abril, quando nos deixaram uma six-pack inteira como sobra de uma reunião de amigos, ainda não conseguimos despachar mais que 4 das 6 cervejas e as duas que sobraram terminam o prazo no próximo mês.

Em segundo lugar, no Natal deram-me uma panela de pressão e quando há um brinquedo novo, há sempre vontade de o experimentar. E quanto mais cedo, melhor.

E por fim, o Inverno e o Outono são aquelas épocas que pedem comida que traga as palavras "Conforto" e "Comida caseira" estampadas na testa e como tal as receitas de guisados e estufados saltam de site em site e revista em revista nesta altura do ano, acompanhadas das suas fotos de pedaços de carne e vegetais envoltos num molho espesso que prometem desfazer-se suavemente assim que nos tocam o palato.

Foi assim que tudo se pôs a jeito para surgir este guisado.

Ingredientes:
500gr de carne de vaca para guisar, cortada em cubos
2 cenouras cortadas em cubos
1 courgete cortada em cubos
1 cebola cortada em meias luas
100g de cogumelos frescos laminados
100g de ervilhas
2 dentes de alho
200ml de cerveja
100ml de caldo de carne
1 talo de aipo picado (sem os veios mais rijos)
1 ramo de alecrim
1 ramo de tomilho
1 folha de loiro
azeite, sal e pimenta
salsa q.b.


  1. Aquecer azeite na panela de pressão. Passar a carne em farinha, sacudir o excesso e fritar no azeite bem quente, sem mexer muito para que doure bem em todos os lados. É conveniente fritar pequenas quantidades de cada vez e ir reservando num prato.
  2. Baixar o lume para médio, raspar os resíduos que tiverem ficado no fundo para não se queimarem e adicionar as cebolas. Deitar fritar até começarem a ficar transparente e então adicionar os alhos e os cogumelos. Quando os cogumelos perderem a maior parte da água, reintroduzir a carne, os vegetais, os ramos de tomilho e alecrim, a folha de louro, pimenta. 
  3. Deitar a cerveja e o caldo na panela, misturar tudo e tapar a panela de pressão. manter o lume no máximo até a válvula começar a girar e então diminuir o lume para o mínimo e deixar cozer 15 minutos (15min/500g de carne).
  4. Despressurizar a panela, tirar a tampa, provar o molho e acrescentar sal se necessário. Adicionar salsa e deixar ferver mais 5 minutos destapado para o molho engrossar.

Feito desta maneira a courgete quase desaparece para se tornar parte integrante do molho. Se preferirem sentir e ver os pedaços de courgete, devem adicioná-la mais tarde: ao fim de 10 minutos de cozedura sob pressão, despressurizem e abram a panela, acrescentem a courgete e voltem a fechar. Os restantes 5 minutos só devem começar a contá-los quando a válvula começar a girar.

Bom apetite!

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template