terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Couve de Bruxelas e Bróculos Assados com Maçã e Bacon



Nunca gostei de bróculos. E de couve de Bruxelas ainda menos! E até me admirava que houvesse alguém que gostasse delas. Mas hoje depois de ler o último post do The Bitten Word, onde a exortação a favor da Couve de Bruxelas vem acompanhada por esta receita, fiquei com uma grande vontade de dar uma oportunidade a este legume mal-amado. E já que ia dar segundas oportunidades, aproveitei para lhe acrescentar alguns bróculos.

Ultimamente tenho vindo a descobrir que para várias coisas que eu não gostava, apenas precisava de comê-las e cozinhá-las nos meus próprios termos e talvez no momento certo. E hoje mais uma vez gostei de comer estes dois vegetais com quem nunca havia "ido à bola".

As couves do The Bitten Word ficaram mais caramelizados por má escolha do recipiente pela minha parte. Idealmente os ingredientes devem ficar espalhados numa camada única ou então vai-se juntar algum líquido na base, atrasando a caramelização.

Ingredientes:
Couves de Bruxelas cortadas ao meio
Bróculos (cada pé cortado em pedaços)
Maçã (Golden, Gala, Fuji, ...) cortada em pedaços com casca
Bacon em tiras
Azeite, sal e pimenta

  1. Num tabuleiro juntar as couves, os bróculos, os pedaços de maçã e o bacon. Regar com azeite e temperar com sal e pimenta. Mexer tudo para distribuir bem os temperos.
  2. Levar ao forno a 200ºC, durante 15 minutos. Mexer para assarem por igual. Deixar assar mais 15-20 minutos para caramelizar.
Servi a acompanhar uns robalos assados (a receita há-de vir a seguir) juntamente com umas batatas assadas no forno.

Bom apetite! E dêem uma oportunidade às couves de Bruxelas!

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template