domingo, 13 de dezembro de 2009

Arroz de amêijoas com lula e chouriço


Já há algum tempo que me andava a apetecer arroz de amêijoas ou de berbigão. Foi finalmente esta semana que me decidi a fazê-lo.

Para este arroz há duas possibilidades: ou fazer as amêijoas e o arroz em separado, usando depois o molho das amêijoas para animar uma arroz branco ou fazer o arroz directamente no molho da amêijoas, que foi a opção que segui. Podem-se usar amêijoas com casca (ou uma parte com e outra sem casca), devendo-se nesse caso descarta as amêijoas que ao fim de cinco minutos não abram. Eu usei só sem casca, congeladas.


Ingredientes (2 pessoas):
150g de amêijoa sem casca
150g de lulas cortadas em tiras
2 linguiças ou 1 chouriço corrente
1/2 copo de vinho branco
2 chávenas de arroz
2 chávenas de água
1 cebola pequena
1 tomate esmagado
1/2 pimento picado
1 dente de alho
1 colher de chá de pimentão
1 colher de sopa de manjericão picado
Azeite. sal, pimenta
Salsa picada q.b.


  1. Aquecer o azeite num tacho e fritar a linguiça cortada em tiras durante 5 minutos. Reservar a linguiça.
  2. No azeite anterior fritar a cebola até amolecer e depois juntar o alho e fritar um minuto. Adicionar o pimento, o tomate e manjericão e cozinhar cinco minutos em lume médio.
  3. Adicionar o vinho, sal e pimenta, aumentar o lume até ferver. Juntar as amêijoas e as lulas, tapar e deixar cozinhar 5 minutos.
  4. Juntar a linguiça e a água e assim que levantar fervura adicionar o arroz. Deixar cozer tapado e em lume baixo durante 12 minutos. No fim desse tempo desligar e espera 5 minutos antes de abrir a tampa e mexer o arroz.
  5. Servir imediatamente, polvilhado com a salsa picada.
Para além do coloquei na receita, acrescentei alguns bróculos, totalmente facultativos ou substituíveis por outros vegetais, se quiserem.

Bom apetite!

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template