domingo, 29 de novembro de 2009

Omeleta Outonal


É fim-de-semana e a ninguém cá em casa apetece fazer o jantar. A solução acaba quase sempre por ser eliminar o problema de raiz e em vez de jantar há um lanche tardio e sobrevalorizado e pequenas ceias ao longo do serão.

Nestes dias uma das coisas que costuma passar no teste do rápido e simples o suficiente para mal contar como cozinhar são as omeletas e os ovos mexidos. E neste fim-de-semana a omeleta ganhou e tomou forma com um recheio que para mim é outonal, com o zuchini e os cogumelos como nota principal.

Ingredientes:

2 ovos médios
1colher de sopa de leite (ou água)
cogumelos fatiados
zucchini cortado em pedaços pequenos
bacon em tiras
cebola roxa em tiras
alho picado
sal, pimenta, pimentão doce, tomilho

  1. Numa frigideira saltear num pouco de manteiga ou azeite os cogumelos, cebola, bacon e zucchini , temperados com sal, pimenta, pimentão doce e alho, até os cogumelos ficarem cozidos. Reservar.
  2. Numa tijela juntar os ovos, o leite, um pouco de pimenta e o tomilho e bater bem. Enquanto isso aquecer um pouco de margarina numa frigideira anti-aderente e quando estiver bem quente juntar os ovos batidos.
  3. Com uma espátula empurrar cuidadosamente para o centro os bordos que começam a coagular, para que a porção liquida escorra para a frigideira.
  4. Quando a face superior não está ainda totalmente cozida mas já sólida o suficiente para não escorrer quando se inclina a fridideira, colocar o recheio em metade da omelete. Deixar cozinhar mais um minuto e levantando-a cuidadosamente com a espátula dobrar a metade vazia sobre a metade com recheio.
  5. Suavemente deslizar a omelete para um prato e servir.
Não coloquei quantidades nos ingredientes do recheio porque me parece que isso deve ficar ao gosto de cada qual (e também porque não usei quantidades definidas mas sim um bocadinho disto e um bocadinho daquilo...). Experimentem variar também nos ingredientes, pondo os vossos preferidos, assim como nos temperos e ervas aromáticas.

Bom apetite!

    0 comentários:

    Enviar um comentário

    Related Posts with Thumbnails
     

    A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template