domingo, 1 de novembro de 2009

Enroladinhos de Mortadela e Queijo






Desde o fim-de-semana passado está a decorrer na Amadora o mais conhecido Festival de Banda Desenhada nacional. São três semanas de exposições, autógrafos e outras animações, com particular relevo nos fins de semana. Eu e o meu "sócio" vamos estar lá nos três fins de semana com a nossa loja de BD, a Asa Negra Comics.

Já não é o primeiro ano e em termos de comidas já sei que são três fins-de-semana pra esquecer. Sem tempo quase pra comer a sério, passam-se os dias à base de pregos das colectividades e croissants do bar do festival. Mas este ano o festival trocou-nos as voltas e não tem bar. O que é uma chatice e me levou a pensar que seria bom fazer qualquer coisa pra levar e ir-se comendo no festival.

Depois de ver várias receitas de pão recheado, umas mais fáceis que outras, acabei por engraçar com uma do blog Já Pode Casar. A minha experiência, única até agora, com pães enrolados (doces, recheados com manga) não correu a 100% e tinha ficado com a certeza de que tinha de voltar a tentar e desta vez correram muito bem: a massa saiu bem e é resistente (cozinhei-os na sexta e continuam a comer-se bem) e o recheio é agradável. É uma equipa vencedora. Fica então aqui a minha versão adaptada, com mortadela em vez de fiambre, para lhe dar um sabor um pouco mais intenso.



Ingredientes:
660g de farinha sem fermento
220ml de leite morno
3 ovos
1 colher de sopa de açúcar
1 tablete de fermento de padeiro (25g)
1 colher de chá de sal
100g de margarina vaqueiro

Queijo fatiado (usei Gouda)
Mortadela fatiada
Margarina de barrar
Leite para pincelar

  1. Dissolver o fermento no leite morno. Juntar os ovos, açúcar, sal e margarina e bater tudo até homogeneizar. 
  2. Colocar a farinha num recipiente e abrir um buraco no meio, onde se junta a mistura anterior. Com a batedeira com as varas espirais, amassar até que fique lisa e macia. Cobrir com um pano de deixar levedar até dobrar o volume (cerca de 40 minutos).
  3. Dividir a massa em duas bolas. Numa superfície enfarinhada, esticar cada uma delas em forma rectangular e barrar com manteiga. Colocar as fatias de queijo e mortadela, com camadas duplas de mortadela para os mais gulosos. Enrolar como uma torta e cortar fatias de 5-6cm que se colocam deitadas numa forma untada e enfarinhada. Deixar levedar mais 30 minutos.
  4. Pincelar com o leite e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 20 a 30 minutos até dourar.

Bom apetite!

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template