quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Tarte de crumble de manga



Reincidindo no segundo livro de Mafalda Pinto Leite, para rematar o almoço de família de domingo, baseei-me numa receita de Tarte de Crumble de Maracujá que me andava a fazer crescer água na boca desde que comprei o livro.

Olhando para a despensa fiquei a braços com uma decisão: seguir a receita e usar a lata de polpa de maracujá ou experimentar outra fruta e usar a lata de polp de manga... Uhm.... e pronto, ganhou a manga.

Em relação à receita original convém cortar no açúcar, já que as conservas de fruta já são bem açucaradas mas de resto, juntamente com outras pequenas alterações, funcionou perfeitamente.



Ingredientes

Massa:

375g de farinha sem fermento
150g de açúcar
150g de margarina vaqueiro (ou manteiga sem sal fria aos pedaços)
1 ovo
1 colher de sobremesa de açúcar baunilhado (ou 1 colher de chá de essência de baunilha)


Curd de manga:

4 ovos
2 gemas de ovo
50g de açúcar (150g se usarem polpa de fruta sem açúcar)
200ml de polpa de manga (150ml se usarem polpa sem açúcar)
125g de margarina vaqueiro (ou manteiga fria aos pedaços)


  1. Aquecer o forno a 180º. Forrar uma forma rectangular com papel vegetal e untar com manteiga.
  2. Bater a farinha, açúcar e manteiga com a batedeira até obter mistura com textura de migalhas. Adicionar o ovo, o açúcar baunilhado e 3 colheres de sopa de água fria. Bater até a massa comelar a aderir. (Juntar mais água se necessário.)
  3. Reservar 1 chávena de massa. Colocar a restante na forma, pressionando, e levar ao forno a cozer durante 20 a 25 minutos até começar a dourar.
  4. Entretanto preparar o curd. Aquecer em banho-maria os ovos, as gemas e o açúcar, mexendo sempre com uma batedeira de varas. Adicionar a polpa de manga e a manteiga. Mexer constantemente com uma colher de pau até a misturar espessar o suficiente para começar a cobrir a parte de trás da colher. Passar por um coador e espalhar sobre a base de massa.
  5. Polvilhar a massa reservado por cima do curd e levar ao forno por 15 a 20 minutos até começar a dourar por cima. Deixar arrefecer completamente antes de servir.


Uma óptima sobremesa de manga, servida com manga e creme de iogurte, do qual segue a receita.


Creme de iogurte:

Existem várias receitas de creme de iogurte, dependendo as variadas opções não só do gosto mas também da despensa de cada um. Desta vez como tinha uma lata de leite de coco light aberta resolvi utilizá-la.

Ingredientes
iogurte natural não açucarado
leite de coco light
mel
sumo de limão

  1. Colocar o iogurte sobre um pano, com uma tijela por baixo. Tapar e colocar no frigorífico dum dia para o outro para escorrer o iogurte.
  2. Misturar com o iogurte o leite de coco até obter uma consistência que agrade. (Os cremes de iogurte também funcionam bem com natas.)
  3. Juntar mel a gosto e umas gotinhas de limão.

E pronto, mais um domingo bem passado em família. Bom apetite!

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template