sábado, 3 de outubro de 2009

Noodles com vegetais no Wok



Quando mudei de casa foi-me oferecido um enorme wok que eu sempre pensei ser demasiado volumoso e pesado para ser prático. No entanto como cá em casa a comida chinesa é bastante apreciada, acabei por reconhecer o valor de ter um wok capaz de cozinhar toda a quantidade de ingredientes que eu desejar adicionar aos meus pratos achinezados.

Nunca nada me ficou exactamente como no meu restaurante chinês preferido mas ao fim de algumas tentativas tenho a minha própria versão de algo que não é bem shop suey, não é bem qualquer outro prato de restaurante mas que nos agrada imenso e nos permite construir novos pratos bastando mudar os ingredientes.


  1. Cortar o peito de peru em tirinhas e marinar com molho de soja ligeiro, vinho branco, alho e pimenta, pelo menos meia hora.
  2. Aquecer o wok e juntar um pouco de óleo (eventualmente uma parte do óleo poderá ser de sésamo ou de amendoim). Fritar o peru até estar dourado e reservar.
  3.  Cortar o repolho em juliana e escaldá-lo com água a ferver. Cortar a cebola em quartos, separando depois as camadas. Cortar o alho francês em rodelas e a cenoura em juliana.
  4. Com wok limpo, voltar a aquecê-lo com o óleo em lume forte e saltear a cebola e o alho francês brevemente. Temperar com pimenta e gengibre moído. Juntar a juliana de cenoura e repolho e saltear até começarem a cozer. Adicionar os rebentos de bambu (usei de lata de conserva que são os únicos que encontro mas normalmente costumo usar em vez disso rebentos de soja frescos). Adicionar duas colheres de sopa de molho de soja claro, uma colher de sopa de molho de soja escuro, uma de vinho do porto e uma de molho de ostra; se necessário rectificar o sal. 
  5. Entretanto demolhar os noodles em água a ferver com um pouquinho de sal ou de preferência um pouco de molho de soja, até amolecerem e a meada se desmanchar. Por fim adicioná-los ao wok juntamente com o perú e misturar bem para incorporar os sabores.
Tanto os molhos de soja como de ostra se encontram à venda em qualquer hipermercado, assim como os pacotes de massa chinesa, os noodles, que são de preparação quase instantânea.

Bom apetite.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template