quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Lombos de Bacalhau Enrolados e Salada com Toranja





Continuando a experimentar receitas que apregoem não ocupar mais de 15-30 minutos e para aproveitar um bacalhau que me foi dado, resolvi experimentar uma receita do site da Martha Stewart. A receita original usava lombos de bacalhau fresco, o que torna a receita mais rápida, eliminando a necessidade de cozer o peixe primeiro. Foi essa a maior alteração que fiz à receita: como usei o nosso bacalhau de conserva demolhado, houve que cozinhá-lo primeiro. A receita pode ainda ser feita com qualquer outro peixe branco e firme.

De resto para a salada, a alteração que recomendo em relação ao original é reduzir a mustarda, que para o meu gosto deixa um sabor muito forte usurpando o espaço dos outros sabores do tempero.

Para acompanhar e já que a salada já tem um sabor intenso, foram umas simples batatas cozidas e temperadas apenas com um pouco de sal, louro e alecrim na água de cozedura.

Bacalhau enrolado:

Ingredientes:
Lombos de bacalhau sem espinhas
Fatias de bacon (são melhores não muito fininhas e mais compridas)
sal, pimenta, azeite, louro

  1. Cozer o bacalhau com um pouco de sal e louro.
  2. Temperar os lombos com um pouco de pimenta e enrolá-los nas fatias de bacon. Se forem compridos, usar mais que uma fatia por pedaço.
  3. Fritar numa frigideira com um pouco de azeite, com o lado das pontas para baixo. Deixar tostar o bacon e virar para tostar do outro lado.

Salada com Toranja

Ingredientes:

Alface frisada
1 toranja
1,5 colher de chá de mel
1/2 colher de chá de mustarda de Dijon
1 colher de sopa de vinagre
3 colheres de sopa de azeite

  1. Numa tijela juntar o mel, a mustarda e o vinagre e homogeneizar. Espremer (moderadamente) a toranja e juntar o sumo. Por fim, juntar o azeite e mexer energicamente.
  2. Numa taça colocar a alface. Juntar a polpa de toranja (sem as membranas que separam cada gomo).
  3. Temperar com o molho.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails
 

A Casa da Vidazinha Copyright © 2009 Cookiez is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template